Decorfloridos

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Viver sem tirar as cutículas escrito por Daniele Honorato

Para quem não sabe, eu comecei a fazer as unhas quando eu tinha 13 anos - eu roia as unhas e minha mãe vivia me dando bronca, falando que era feio. Até que um dia, ela pegou minhas mãos, lixou o cotoquinho que tinha, passou base e um esmalte rosinha claro. Pronto – foi o pontapé inicial para eu parar de vez com a coisa de roer as unhas – elas haviam ficado fofas, mesmo pequenininhas e as queria daquele jeito sempre! A partir dali, eu mesma comecei a fazer minhas unhas e, claro, o alicate sempre estava me olhando de maneira sedutora...afinal, unhas bonitas eram com as cutículas tiradas, certo? ERRADO.
  • Quer saber toda história? Só clicar…

O esmalte da foto é o Peacock Green, da Models Own
O hábito brasileiro, infelizmente, é esse.“Quanto mais se tira a cutícula, mais bonita ficarão as unhas”...só queninguém avisa que quanto mais se tira a cutícula, mais a danada cresce! E como cresce! Sou prova viva disso. Façam as contas: tirava as cutículas desde os 13 anos…uma vez por semana, no mínimo (sim, às vezes eu tirava mais de uma vez) e não tava nem ai em tirar tudo e mais um pouco, pelo contrário – adorava! Tirava muito, mas muito mesmooo! Resultado? Cutículas grossas, feias, gigantescas. Meu racíocínio? “Eita, já cresceram? Lá vou eu de novo cortar vocês…” e mal eu sabia que só estava acelerando o processo de crescimento das coitadas.
Quando eu comecei o blog, há quase dois anos, queria postar esmaltes diferentes, quase todos os dias e as minhas cutículas não estavam ajudando. Praticamente, eu me via fazendo as unhas todos os dias e os resultados estavam sendo péssimos.Cortes, vermelhidão, minha pele é muito sensível, fina e branca..qualquer forçadinha nela, fica horrível…até que parei e pensei: “E se eu não tirar? As americanas não tiram, nem as europeias…acho que vou tentar” – e havia decidido: “Não tiro mais as cutículas” – óbvio, foi um baque grande para mim e no começo queria surtar….mas com o tempo e, sendo minha própria cobaia, fui descobrindo (e descubro até hoje) dicas, truques e tudo o que for para que as cutículas fiquem intactas e bonitas. E claro, não foi do nada que resolvi criar a Caneta Hidratante para Cutículas, entenderam agora de onde surgiu a Caneta? hehe E eu fiquei tão feliz com essa mudança na minha vida que quis muito popularizar isso aqui no blog e para quem mais me perguntar sobre o assunto! Cutículas, sim!
Então, meu nome é Daniele, tenho 28 anos e faz quase 2 anos que eu não tiro minhas cutículas!!
Pronto, com o comecinho da história contado, vamos agora às perguntas de vocês no nosso F.A.Q do UB sobre Cutículas!
  • Dani, resolvi não tirar mais as cutículas e estou perdida. Como eu faço para que elas fiquem bonitas e suaves? Por favor, fale um passo-a-passo para eu fazer! Apalavra-chave para uma cutícula bonita é hidratação. Logo quando comecei a abolir o alicate, fiquei super doida e virei a louca dos cremes, ceras, pomadas, óleos…mas resistia ao máximo ao alicate. Portanto, se você olhar para suas mãos e achar que suas cutículas estão feias, hidrate-as imediatamente. Como eu tava surtando com tantos produtos e eu, super chata, não havia ainda encontrado um produto que me solucionasse a vida, resolvi criar um para mim, ué! #aloka – sim, leitoras: a Caneta Hidratante para Cutículas surgiu de uma vontade minha, para eu ter um produto único e que me solucionasse em tudo.
    Antes da Caneta, o passo-a-passo era complexo e exigia uma rotina diária de cuidados diversificados. Eu usava uma caneta importada (e com a ponta toda arregaçada), uma cera, espátula..tem dia que eu ficava louca. Fora que minha bolsa pesava uma tonelada de tanta coisa que eu carregava. Portanto, minha vida pós-Caneta é outra e mais leve, mais feliz: uso a Caneta 2 vezes por dia (tem dia que eu uso 1 só) e só! A espátula deu a vez para a própria ponta da Caneta que me ajuda a afastar a cutícula de maneira sutil e a deixa em seu lugar, sem traumas.
Agora, se você acabou de ler tudo isso, decidiu mesmo parar de tirar as cutículas, olhou para as mãos e quase teve um treco, de tão detonada que estão suas cutículas, não se desespere! O passo-a-passo para “iniciantes” ou melhor, novos adeptos, é simples,olha só!
A cutícula precisa entender que você vai deixá-la em paz e ela poderá crescer até o limite dela e não te atrapalhar. Portanto, o pontapé inicial é você preparar suas cutículas para uma vida mais saudável. hehehe
1) Tire todo o esmalte e lave bem as mãos. Se você tiver um esfoliante, passe-o também.
2)
 Coloque um pouco de amolecedor de cutículas em volta dos dedos e aguarde aproxidamente de 3 a 5 minutos. (se você não tiver o amolecedor, coloque um hidratante no lugar e mergulhe suas mãos em um potinho com água morna)
3) 
Com uma espátula ou um pauzinho de laranjeira, faça o contorno de toda sua unha, fazendo com que a cutícula fique no lugar dela e os excessos de pele morta se sobressaiam. 
ATENÇÃO:
 o procedimento é para ser feito de maneira suave, ok? Nada de achar que tá cavando para encontrar o tesouro perdido do pirata!
4)
 Enxugue o dedo com uma toalhe e tire o excesso de creme. Observe bem seu dedo e verifique onde há pele em excesso, mas que esteja para “cima”, ok?
5) Com um alicate afiado, delicamente, corte superficialmente essas pelinhas. 
ATENÇÃO
:
 nada de pegar o alicate e sair feito a louca dos cortes, ok? Não é para cortar o que tá quieto, é só para tirar as pelinhas e pele que estão tipo “sai-não-sai”
6) Feito o procedimento em todos os dedos, lixe as unhas e finalize com um hidratante para mãos.
Esse é o passo-a-passo básico de emergência, ok? Você pode esmaltar as unhas depois, sem problemas. O segredo vem agora hehehe
Feito isso, suas cutículas estão no lugar, quietinhas. A partir de agora, você precisa hidratar! E muito! No começo, a hidratação precisa ser contínua e intensa pois a pele irá se regenerar e entender que tudo está bem, sem precisar crescer. Suas unhas estando com ou sem esmalte, hidrate sempre! Como eu falei, eu uso só a Caneta Hidratante, 2 vezes por dia – passo o produto em volta de cada unha/cutícula e protinho. Mas fique à vontade para usar o produto que está ao seu alcance.
  • Dani, tenho hidratado muito minhas cutículas, fiz do jeito que você falou, mas a cutícula ainda está feia, grande e as pelinhas insistem em aparecer! Me ajude!Calma! No começo é assim mesmo! Intensifique a hidratação e repita o processo anterior – use um amolecedor e corte superficialmente só as pelinhas, delicadamente.
  • Essas pelinhas somem com o tempo? Sim, elas somem! Mas elas aparecem só porque falta hidratação. Hidrate muito!
  • Em quanto tempo você acha que as cutículas ficam regeneradas e bonitas? Varia muito de pele para pele e de como a pessoa encara isso. Eu demorei aproximadamente 3 meses para ter as cutículas bonitas e suaves. E hoje, elas são pequenas e quase invisíveis.
  • Quais os produtos que você acha básico ter na necessarie de quem não tira mais as cutículas? Se fosse há um ano, eu falaria uma lista, com no mínimo uns 15 produtos…hoje, considero essenciais:
1) Instant Cuticle RemoverSally Hansen – “ué, mas isso não é para tirar as cutículas?“Sim e não! hehehe – se usado de uma maneira brasileira, a pessoa só dispensa o uso do pote com água morna ou amolecedor, passa isso, espera 15 segundos e parte para o abraço, quer dizer, para o alicate. Mas o ICR funcionou para mim, como uma emergência, nos dias que eu via a cutícula meio rebelde. É só passar o produto, aguardar 15 segundos e afastar com uma espátula que toda pele morta, que tá no estilo sai-não-sai, sai tudo mesmo e fica limpinho. Sem cortes ele só tira o que tá sobrando, então, tá libeado. Recomendo. Mas hoje em dia, raramente uso.
2) Amolecedor de CutículasRisqué - Para quem não tem o importado, vale a dica desse! É um vidrinho de esmalte, só que o amolecedor faz a vez do (1) e ajuda a remover a pele morta, sem cortes! Se achar que a cutícula tá rebelde, com partes grossas, pode usar.
3) Espátula – de qualquer marca - as espátulas tomam o lugar do alicate e são amigas. Servem para afastar as cutículas e tirar, varrer a pele morta, sem traumas.
4) Pote com água morna - o bom e velho potinho serve para amolecer a pele em horas de desespero e dar fim às pelinhas chatas.
5) Caneta Hidratante para Cutículas PrimeCuticle – UB Beauty – minha best friend, minha filha e meu melhor hidratante. Não é por falar não, mas ela é boa messssssssssssmo, viu? Quem usou, pode falar!
  • Dani, mas o que essa tal Caneta tem que é tão boa? Olha, quem me conhece um pouco sabe que sou chata perfeccionista e quero as coisas bem certinhas. Quando resolvi criar a CHP, queria algo para eu mesma usar e para minhas amigas usarem e, claro, gostarem, né? Então escolhi tudo, desde os componentes que foram utilizados até o design da embalagem, por exemplo. A química responsável desenvolveu uma fórmula com mais de 20 componentes, entre eles óleos essenciais que ajudam na renegeração da pele e proporcionam uma hidratação intensa. Então, além de hidratar, a Caneta ajuda a afastar a cutícula e também a mantê-la suave e pequena. A ponta é da Alemanha e serve com espátula. Além de ter um dosador para que você aplique a quantidade desejada e não ter perigo de vazar na bolsa..,enfim, é uma filha mesmo. 
Postar um comentário